Cartilha da Água

Dos 08 aos 80 anos, sempre temos o que aprender:

1. Água é vida; sem água não há vida.

2. Podemos viver sem chuva, mas não podemos viver sem água.

3. Se na nossa região não chove, não dizer que precisamos abandoná-la. Apenas precisamos aprender a conviver com pouca água.

4. Podemos conseguir água perfurando poços amazonas, poços tubulares ou trazendo de outros mananciais, por meio de tubulação, canal, carro-pipa e até de trem;

5. A água é um recurso natural como o petroléo, a madeira, o carvão; por isso não podemos desperdiçá-la.

6. A chuva é uma dádiva de DEUS, mas que não chega sempre na hora que precisamos. Quando, por uma felicidade, chega no nosso sítio, não devemos desperdiçá-las só porque chegou de graça. Devemos é apará-la na biqueira, depositando-a em cisternas, para usá-la quando as chuvas pararem.

7. Se tivermos um poço, não devemos tirar água na época da estiagem, pois assim ele irá secar logo. Todo poço precisa de um tempo de descanso para recuperar sua água devendo sempre trabalhar um tempo e descansar dois tempos para ter longa vida;

8. Elimine as algarobeiras num raio de 100 metros de seu poço, pois ela tem uma raiz sugadoras que vai buscar água longe. Ela bebe muita água e por isso choveà noite, isto é ela bebe tanta água que à noite devolve à atmosfera. A algarobeira não é nordestina; na região de onde ela veio a atmosfera é muito seca, isto é não tem muita umidade, por isso ela precisava fazer chover à noite. Aqui no Semi-Árido do Nordeste do Brasil ela esta competindo conosco, na luta pela pouca água que temos n subsolo;

9. Você sabia que água é como gente? Pois é! Água tem alma e esqueleto. O Sol, quando leva água dos nossos açudes, só leva a almapara as nuvens, deixando nos açudes o esqueleto, que são todas as sujeiras: os sais, os agrotóxicos, os coliformes fecais e todos os bichinhos que transmitem doenças às pessoas.

10. O Sol não brinca em serviço. Todo ano ele leva 2 (dois) metros de água qualquer açude. Se o açude é raso, ele o seca totalmente, deixando apenas as sujeirinhas e os sais. Quando acaba a água ele continua sugando a umidade do solo até rachar. Às vezes, o fundo do açude fica esbranquiçado pelo sal que se acumula.

11. Quando o açude é muito profundo, o Sol vai retirando a alma, que é a água doce, deixando os esqueletos e, se o açude passar muitos anos sem sangrar, a água vai ficar tantos esqueletos que se torna salobra.

12. A água salobra pode não servir para o consumo das pessoas, mas pode servir para os animais, principalmente para os caprinos.

13. Quando só dispomos de água salobra, podemos separar os sais e todas as sujeiras, com um equipamento moderno chamado dessalinizador. Um dessalinizador não é um bicho do outro mundo. É apenas um coador moderno que filtra a água de tal modo que só deixar passar a alma que é a água doce, fazendo portanto, o mesmo papel do sol. Ele separa a água salmoura que é o resíduo líquido, que não serve para o consumo humano mas serve para uso na limpeza. A salmoura não deve ser usada para irrigar plantas nem ser lançada no riachos. Deve ser depositada em tanques rasos para evaporar e depois aproveitar o sal.

14. Não sei se você sabe, mas água nasce. Quem nasce é pé-de-milho, pé-de-feijão. Água surge, isto é, precisa entrar num lugar para sair em outro. Por isso, na nossa região, quando para de chover, logo os corregos, riachos e rios param de correr. Até as fontes de água nos períodos de estiagem começam a minguar e terminam secando;

15. As águas dos poços profundos ou tubulares são resultantes das chuvas dos invernos passados, cujas águas se infiltraram lentamente no solo e ficaram guardadas. Quando passam alguns anos com pouca chuva os poços profundos também secam.

16. Se água nascesse seria muito bom! Era só sair por aí plantando gotas d’água para nascer pé-de-água e assim poderíamos gastar sem controle;

17. A água nem cresce nem diminui! Ela é finita, enquanto a população não para de crescer e o seu consumo pela indústria e pela agricultura cresce mais do que a população;

18. A agricultura irrigada consome 85% da água doce disponível, enquanto a indústria consome 10% e nos demais usos apenas 5%.

19. A água, como um todo, é finita e constante, porém a água doce, a que serve para o consumo humano e animal, a indústria e a agricultura vem diminuindo a cada instante. Sabe por que? Porque estamos poluindo os nosso mananciais.

20. Pois é, o ser humano vem a cada instante poluindo tudo, sujando os rios os lagos e até o mar.

21. Você sabia que a maior parte da água do planeta Terra está no mar? Pois é, no mar estão 95% da água doce do planeta. Os 5% restantes são assim distribuidos: 2,20% nas calotas polares e geleiras; 2,28% no subsolo como água subterrâneas; 0,01% nos lagos e pântanos e, 0,01% na atmosfera e rios;

22. Quem salvaa maior parte da água da poluição é o Sol, a outra parteprocurase infiltrar no solo para formar as águas subterrâneas ou corre para o mar, para se juntar às que já estão salgadas.

23. Nem estando no mar a água se livra da ação do homem e da mulher também, que estão pouindo o mar. O Sol vai buscar a maior parte da água doce no mar para formar as nuvens.

24. Agora já sabemos que água não nasce, não se suja, nem é salobra, nem salgada, apenas ela está carregandoas sujeiras, as podridões, os sais em menores ou maiores quantidades, porém não se mistura. O Sol sabe disso há muito tempo e sempre que precisa vai buscar onde estiver exposta.25. As plantas também sabem limpar a água de que precisam e o fazem pelo processo natural, chamado de osmose, o processo artificial de tirar o sal e as sujeiras da água, é o inverso da osmose e foi apelidado de osmose reversa.

26. É burrice de nossa parte desperdiçar um recurso escasso como a água doce. Você já viu alguem desperdiçar ouro? A água doce será o ouro líquido do século XXI, portanto não pode ser desperdiçada;

27. Existem muitas maneiras de economizar água doce:
a.. no escovar os dentes
b.. no lavar as mãos
c.. nas descargas dos sanitários
d.. na lavagem da casa
e.. na lavagem dos pratos
f.. no banho
g.. na lavagem dos carros – são tantas maneiras que não dá nem para declinar, pois cada pessoa, conforme sua atividade, é que tem de descobrir a melhor maneira de evitar o desperdício

28. Podemos aprovitar todas as águas servidas para reutilizá-las em outras atividades e outras finalidades, por exemplo:
a.. na irritação subterrânea de pomares, que pode ser feita até com efluentes das fossas, através de tubulações perfuradas e enterradas cerca de um metro abaixo do nível do solo. As plantas, pelo processo de osmose retira a água doce, os sais minerais e a matéria orgânica que necessitam para a sua sobrevivência, nem mais nem menos do que precisa. Planta não desperdiça água e até sabe economizar. Quando as árvores percebem que vai faltar água, isto é, vem verão ou seca, elas logo soltam todas as folhas para não perderem a água doce pela evapotranspiração, que é feita pelas folhas. É como se fosse o nosso suor pela pele. Planta é sabida mesmo.

29. Quando estamos poluindo um manancial, que ode ser um poço, um açude, um rio, o mar, só estamos criando problemas para nós mesmos e principalmente para os nossos descendentes;

30. Não devemos destruir as matas ciliares dos rios, se não eles morrem. Os rios são como gente, que não pode ficar sem os cílios dos olhos, senão entra poeira e cisco nos olhos. Os rios, riachos e córregos, quando perdem as matas ciliares, ficam totalmente desprotegidas e aí as enxurradas das chuvas carreiam a terra para dentro deles, entupindo-os e então dizem que ele está doente, isto é, assoreado.

31. As terras que correm nos rios vão parar nos açudes, provocando o assoreamento. Tem açude que perde a sua capacidade de acumular água doce pelo assoreamento.

32. Fazer fossas muito perto de poços, riachos, açudes, isto é, a menos de

30 metros, é errado, pois poderá contaminar essas fontes de água, que são os mananciais.

33. Com os dessalinizadores, podemos aproveitar todas as águas servidas, salobras e salgadas. Num futuro não muito distante, a humanidade vai ter que usar todas essas águas, principalmente as dos mares, pois é lá que está a maior parte da água doce (95%) do Planeta Terra. Já imaginou a besterira que fazemos quando poluímos os mares e oceanos?

34. Já deu para sentir que tudo tem seu custo, e para que a água doce nossa de cada dia não custe os olhos da cara, teremos que dar mais de um uso para ela, isto é, fazendo a reutilização ou o reuso.

35. No próximo milênio, vamos depender demais do reuso das águas servidas;

36. Com os conhecimentos que temos agora, não iremos nunca mais desperdiçar água e não precisamos mais abandonar o nosso sítio, só porque não tivemos chuvas, pois sabemos que podemos viver sem chuva, só não podemos viver é sem água. A chuva é uma dádiva de DEUS, mas a distribuição de água doce, da água de beber é uma obrigação do Governo.

37. Vamos agora aprender a definição do bem maior da vida, para o qual não existe sucedâneo/substituto:

ÁGUA DOCE – é um recurso renovável, porém finito e de ocorrência aleatória.
a.. renovável: – pela capacidade de se recompor em quantidade, principalmente pelas chuvas e por sua capacidade de absorver poluentes:
b.. finito: – os mananciais não são incrementados, muito pelo contrário, definham pela ação destruidora do homem;
c.. aleatório: – distribui-se de modo irregular no tempo e no espaço, em função das condições geográficas, climáticas e meteorológicas.