Berenice Adams

O Portal Amigos da Natureza entrevistou a educadora Berenice Adams, veja sua opinião sobre a EA no país.

-Segundo você, o interesse sobre EA no Brasil aumentou ?
Sim, e muito. O que tenho observado é que tem aumentado significativamente o número de visitantes ao site do Projeto Vida – Educação Ambiental (EA) bem como o Grupo virtual de EA (que é um grupo de pessoas que utilizam um endereço eletrônico comum para tratarem da EA). Em relação ao site, no ano passado a média diária de visitantes era de 50 pessoas por dia. Este ano passou para uma média diária de 100 visitantes. Isto demonstra que o interesse tem aumentado, sim, pelo menos via internet que é o meio onde atuo. Para um site estritamente educacional, não comercial, este número é bem significativo.

-Qual seria o motivo desse forte interesse ?
Com certeza muitas sementes plantadas começam a germinar. A cada dia mais e mais pessoas despertam para a necessidade de uma mudança de atitudes, hábitos. Com os últimos acidentes ambientais como derramamentos de óleo, queimadas descontroladas, crise energética e a pressão que a população sofreu e vem sofrendo com todos estes problemas que acarretam danos irreversíveis, creio que muitas pessoas estão abrindo seus olhos e suas consciências para os problemas ambientais.

-O que você acha do interesse da mídia sobre ecologia na TV esta ajudando ?
Sempre que for falado na TV sobre meio ambiente, ecologia, preservação, todos ganhamos com isto, pois sabemos que a televisão é um instrumento de grande influência na vida das pessoas. Apesar das abordagens de alguns programas serem questionadas pelas suas tendências, creio que tudo o que vier, através deste veículo, será um ganho para o meio ambiente. Porém, ainda é pequeno, para não dizer minúsculo, o interesse da mídia televisiva para a questão ambiental.

-E o governo, esta fazendo sua parte ?
Penso que sim, mas não na proporção necessária. O governo tem responsabilidades com grandes e poluidoras empresas devido a alta arrecadação de impostos, como é o caso da indústria tabagista, automobilística, papel entre outras. Por outro lado, o MMA tem apresentado propostas muito interessantes através do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), como por exemplo a oferta do Curso de Educação Ambiental a Distância.

-A cada dia são criados novos sites sobre o assunto, o que é muito bom, mas na era da informática, você acredita que o computador pode converter pessoas a amantes da natureza ?
Penso que é mais um instrumento que está a disposição da população. Através do site tenho ajudado pessoas do Brasil inteiro tirando suas dúvidas e são inúmeros os depoimentos de que ficaram extremamente felizes por terem encontrado as informações que procuravam. A EA envolve muita pesquisa e interatividade, então, neste ponto, a Internet está sendo um excelente instrumento.

-Os projetos de EA no Brasil, são geralmente não governamentais, isso demonstra o desinteresse do governo nesta área ?
Penso que nossos governantes, infelizmente, ainda não se conscientizaram da real necessidade de apoiar e incentivar iniciativas desta área. Na verdade a EA nasceu num momento de crise educacional no país. Antes de fortalecer as bases que sustentam o sistema educacional brasileiro, a EA será assunto para depois.

-Você pode-nos indicar algum projeto sobre EA ?
Desenvolvo o Projeto Vida – Educação Ambiental, como havia citado no início da entrevista. Na página principal do site apresento links de trabalhos importantíssimos relacionados a EA e seriam os indicados por mim. O endereço do site é: http://sites.uol.com.br/projetovida Aproveito para parabenizá-lo pela iniciativa e pelo seu precioso trabalho que muito tem semeado.

Berenice Gehlen Adams / Projeto Vida – Educação Ambiental, NH/RS