Reciclagem de latinhas ajuda o meio ambiente e gera renda

Nas noites do Forró Caju são vários os exemplos de mães e pais de família que trabalham na coleta de latinhas

Reciclar é palavra de ordem nesses últimos anos. Cada vez mais a sociedade se mostra preocupada com o meio-ambiente. Algumas famílias aproveitam o período festivo para reforçar a renda familiar com a reciclagem de latas de alumínio. Descartado de forma inadequada na natureza, esse material leva mais de 100 anos para se decompor. Nas noites do Forró Caju são vários os exemplos de mães e pais de família que trabalham nessa atividade.

Com um sorriso no rosto, a dona Lindivalda dos Santos, catadora há 5 anos, sai todas as noites do bairro Santa Maria e atravessa a cidade de ônibus para conseguir uma renda extra. Saio nove horas da noite de ônibus do Santa Maria com minha cunhada, conta ela. A quantidade de latas que elas levam por dia varia. Já levamos 30 kg de latinha. Com o dinheiro que recebo compro comida pros meus filhos; tenho cinco, diz.

Animada, ela não para um só minuto de trabalhar, mas sempre no ritmo da música. Ela permanece na praça de eventos Hilton Lopes durante toda a noite, quando retorna levando suas latinhas no ônibus. A gente pega ônibus aqui mesmo no mercado. As pessoas não se importam de eu estar com as latas, mas peço licença antes, comenta.

As vizinhas Valquíria Ferreira Santos e Madrineide Conceição também recolhem latinhas no Forró Caju. As duas saem juntas de suas casas no bairro Coqueiral às 18h, rumo aos mercados centrais. Tiramos por noite uns cinco sacos de latinha. Já tiramos R$ 80 reais nesses dias, conta Valquíria.