Jaguatirica

A jaguatirica é o bicho de pele mais bonita do Brasil. Seu pêlo curto, muito espesso e macio é quase dourado, principalmente na cabeça, e as listras e manchas bem pretas são melhor desenhadas do que as da onça. O curioso é que no macho a pelugem é mais forte do que na fêmea.
Esse gato-do-mato é tão bravo que os colombianos o chamam de tigrillo, que quer dizer tigrinho, os paraguaios lhe deram o nome de yaguaretáí, que significa onça pequena e os argentinos de gato-onza.

Noturna , a jaguatirica passa os dias dormindo numa boa, geralmente em cima das árvores, e de noite caça aves, macacos e se houver casa de gente por perto, não deixa de fazer uma visita ao galinheiro. A patada forte é sua arma, mais perigosa porque a jaguatirica tem unhas que afia na casca das árvores e só põe para fora na hora de atacar. Depois de derrubar a caça, ela morde a presa no pescoço, para acabar de matar.

Como a maioria dos caçadores, a jaguatirica é um bicho solitário, vive sozinha no seu território de caça e a fêmea só deixa o macho se aproximar na hora de acasalar. Depois, cada um volta para seu território de caça e mamãe jaguatirica escolhe um buraco para ter os filhotes, dos quais cuida sozinha, protegendo, amamentando e tendo que caçar ao mesmo tempo porque, a esta altura, o macho já foi embora e nem fica sabendo que virou papai.