Tucano
Fernando Weberich - www.fernandoweberich.com

Fauna Amazônica

Enviado por amigosdanatureza 1298 dias atrás (Editorial)
A fauna da região Amazônica também é rica e variada, incluindo felinos, roedores, aves, quelonios e primatas. Algumas espécies encontram-se em perigo de extinção e passam a ser protegidas pelos órgãos especializados do Governo, para terem garantida a sua sobrevivência. Este é o caso do macaco uacari branco e do pequeno sagüi, que apenas podem ser encontrados atualmente nos arredores da cidade de Manaus.

Fauna Pará
A fauna do Pará é muito abundante dividida em três grupos de céu, água e terra, na parte da área do céu podemos encontrar o anacã, gavião real, garça branca grande, pavãozinho do Pará, tucano de peito branco, Canindé na parte da terra é encontrado anta, capivara, preguiça de 3 dedos, macaco de cheiro, sagüi, onça pintada, veado mateiro na parte da água encontramos o boto cor de rosa, ariranha, jacaré açu, peixe boi, tartaruga e poraquê.

Fauna Amapá
Amapá abriga uma fauna e flora mais rica do que a que se conhecia até hoje, como revelaram os resultados de onze expedições científicas realizadas no estado ao longo de dois anos por pesquisadores da organização não-governamental Conservação Internacional (CI).

Foram registradas 1.700 espécies nas unidades de conservação Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, Floresta Nacional do Amapá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru. Mais de cem nunca haviam sido vistas no Amapá, uma foi considerada redescoberta e pelo menos 27 delas não eram conhecidas pela ciência.

Entre todos esses animais podemos encontrar o uirapuru-estrela, araçari-negro, amapasaurus tetradactylus o sapo Atelopus spumarius e o Chrotopterus auritus um morcego de espécie carnívora.

Fauna Roraima
Para falar sobre a fauna roraimense, é necessário ter em conta os diversos ambientes da região. Que são:
Florestas tropicais amazônicas: encontarm-se animais como onça, anta, caititu, jacaré, gato maracajá, lontra, veado, macacos e muitas outras espécies.
Campos gerais do rio Branco: encontram-se tamanduás, tatus, jabutis, veados campeiros, pacas, cutias, cobras e muitas outras espécies.
Na bacia do rio Branco: estão os peixes, que em Roraima a variedade é grandiosa. Entre os principais peixes estão: pacu, tucunaré, surubim, matrinxã, pirararas, tambaqui, acara, mandi, cachorra, piranha, traíra, piraíbas, aruanã e muitas outras espécies. Nas praias do baixo rio Branco, é possível encontrar tartarugas e tracajás.
Os pássaros são muitos no Estado, desde os de grande porte como, passarão e jaburu até os de pequeno porte como jacus, garças, carcarás, passarinhos de muitas espécies e outros.
Além desses animais já relacionados, existem também os domésticos. Estes também fazem parte da fauna roraimense, que são: gado bovino, cavalos, carneiros, bufalos, cabras, galinhas, patos, perus e até cães e gatos.

Fauna do Acre
O estado do Acre também é muito rico em sua diversidade animal essa abundancia é devido também pela sua localização q é dentro da floresta amazônica aonde nisso pode se encontrar os mais variados tipos de animais em terra, água e céu e na água podemos achar o pirarucu, piranha caju, pirarara, tambaqui, tucunaré e o peixe boi na parte dos céus podemos encontrar a arara vermelha, gavião, curica e tucanos na área terrestre podemos encontrar o bixo preguiça, cobra papagaio, anta, tamanduá e onça.
Fauna de Rondônia.

A fauna de Rondônia como é de se esperar também é muito rica por estar também localizada em uma região de matas nisso q podemos encontrar diversos animais como a jaguatirica, boto, gato maracaja, cotia, capivara, macaco uacari branco entre outros.

Fauna de Tocantins
Embora pertença formalmente à região norte, o Estado de Tocantins encontra-se na zona de transição geográfica entre o cerrado e a Floresta Amazônica. Essa característica fica evidente na fauna, onde se misturam animais das duas regiões.
Nisso podemos encontrar araras, onças, macacos e diversos outros bichos típicos da região.

Comentários



Alterar o fundo do site




Tags


Twitter
Twitter
Facebook
Facebook
RSS
RSS


Boletim
Receba as novidades do site por e-mail