Instituto Nosso Verde, lança o Projeto Eco da Cantareira objetivando em preservar a maior floresta natural urbana do mundo: Floresta da Cantareira

Pedagoga Ambientalista e membro do Instituto INOVE relata em nome do grupo.:

Com a escassez de água e crise hídrica já registrado nos últimos anos, e questões relacionadas à poluição aérea, do solo, o desmatamento, encostas e atualmente queimadas, a Floresta da Cantareira , a maior floresta urbana e natural do mundo esta sendo ameaçada!

Diante deste cenário, no dia 09 de outubro de 2014 INOVE- Instituto Nosso Verde, lançou o Projeto “Eco da Cantareira” promovendo um importante debate sobre a Floresta da Cantareira, objetivando em difundir e integrar idéias para ações conjuntas e propositivas eco sustentáveis sugerindo uma Agenda Convergente e Protocolo de Intenções entre os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Participaram do evento , representantes de Governos de seus respectivos municípios e Solenidades que compuseram a mesa e dispuseram a compartilhar com todos um pouco de sua vasta experiência ao dedicar um parecer referente a Floresta da Cantareira conduzindo-nos a um momento de reflexão para repensarmos em ações propositivas eco sustentáveis, sito: Antonio Carlos Pinho, o “Tuna”, Secretário de Meio Ambiente de Mairiporã; Roberto Cimino, gestor da Secretaria Verde Meio Ambiente da Zona Norte – SP; Antonio Esteves, engenheiro da Prefeitura SP; Edmundo Garcia, diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, O ex-vereador Kamia e nativo da região; Hélio Franceschini, presidente do Rotary Club Jaçanã; Anibal de Freitas, ex subprefeito de Jaçanã/ Tremembé na administração Serra/ Kassab, que deve assumir o posto de vereador de São Paulo no começo de 2015; Marco Antonio Silva, ex subprefeito da subprefeitura do Jaçanã /Tremembé na administração de Marta Suplicy e Presidente Fundador do INOVE; Gildemar de Almeida, publicitário e marqueteiro integrante do INOVE, que conduziu o evento e passou a palavra aos convidados. Participaram também entidades da sociedade civil organizada, setor privado e mídia.

A abertura do evento foi realizado com os músicos: Ronne e Rangel , que através da música ecoaram sobre o meio ambiente, e a participação da Escola Pública, E.E. Profª Maria Angelita Sayago de Laet, situada no Bairro do Jaçanã – ZN – SP , na coordenação da pedagoga ambientalista Fani Bertinelli, integrante do INOVE, onde os alunos participaram de um concurso de desenhos ambientais sobre a Floresta da Cantareira que, em plena infância, expressam seus puros e atuais sentimentos e puderam ser apreciados numa exposição, convidando a todos presentes para votarem. Dada a apuração dos votos pós evento, tivemos três desenhos mais votados que serão publicados e impressos no material do INOVE parabenizando os vencedores e a direção da escola pelo apoio.

Participação especial da VIP , na pessoa do Sr. Vinícius de Paula, que cria a logo da marca INOVE e do portal “Amigos da Natureza” na pessoa do Sr. José Daniel, que mantem um portal de projetos ambientais de todo Brasil e nos acompanha em algumas ações ambientais.

O INOVE encerrou este primeiro e importante encontro oferecendo um coquetel a todos presentes e tem o firme propósito em dar continuidade ao debate iniciado para ações e negócios eco sustentáveis , pois “não existe distância entre o ser humano e o Planeta Terra, fazemos parte do todo em um mesmo meio ambiente”, afirma o Presidente e Fundador do Instituto Nosso Verde, Marco Antonio Silva.

Contatos:
institutonossoverde@gmail.com

www.institutonossoverde.com.br